Aditamento novo fies
A “faculdade na África” passou por três genealogias ou “heranças triplas” . Estes
são os ensino superior pré-colonial indígena, a abertura da “faculdade na África”
como campus ramificado das instituições de ensino superior coloniais, e a luta
pela “faculdade africana” (enraizada na cultura africana e solo intelectual e
clima). Na África, a faculdade como uma comunidade de scholars, com uma
perspectiva internacional e com responsabilidades culturais tinha sido rastreada
de volta a diferentes instituições que se desenvolveram no continente nos
últimos dois ou três séculos a.C. e A. D.
O Museu e Biblioteca de Alexandria foi um modelo importante com sistema
monástico e produção sofisticada de conhecimento no século III a.C.
Na Tunísia, houve a Faculdade Ez-Zitouna, fundada em 732. A Faculdade de
Qarawīyīn (ou al-Karaouine) em Fez, Marrocos, que havia sido estabelecida
como madrasa em 859, é a mais antiga instituição de ensino superior do mundo.
Fez esteve entre os muitos primeiros centros de conhecimento que exerceram
influência no estabelecimento do terreno para faculdades posteriores, servindo
como balizas da educação moderna e do conhecimento e tradições intelectuais.
Uma jovem princesa migratória de Qairawan (Tunísia), Fátima Al-Fihri havia
estabelecido a Faculdade da Mesquita al-Qarawiyyin.
A faculdade atraiu estudantes e acadêmicos da Espanha para a África
Ocidental. A Faculdade Sankore, em Timbuktu, está registrada no século XII.